A Guerra na Ucrânia — “A verdade que está por detrás dos “ataques russos contra civis” na Ucrânia”, por SouthFront

Seleção e tradução de Francisco Tavares

2 min de leitura

A verdade que está por detrás dos “ataques russos contra civis” na Ucrânia

Por  em 28 de Abril de 2023 (original aqui)

 

Video aqui

 

O exército russo continua a efectuar ataques massivos contra instalações militares estratégicas no território da Ucrânia.

Recentemente, os ataques russos têm visado principalmente as regiões oriental e meridional controladas por Kiev, mas, em 28 de Abril, mísseis e drones russos apareceram no céu sobre a Ucrânia central.

Antes do ataque nocturno massivo, os meios de comunicação ucranianos informaram que cinco transportadores de mísseis estratégicos russos Tu-95MS, armados com mísseis de cruzeiro X-101 ou X-555, tinham levantado voo. Kiev só podia obter esta informação através dos serviços secretos dos Estados Unidos ou da NATO.

De manhã, o exército ucraniano informou que as suas defesas aéreas tinham alegadamente abatido 21 mísseis russos, sem especificar quantos deles tinham atingido os seus alvos.

Apesar de Kiev ter proibido os ucranianos de filmarem e publicarem nas redes sociais as consequências dos ataques russos, continuam a ser publicados online vídeos que mostram o derrube dos alvos, confirmando os danos que Kiev está a esconder.

As explosões trovejaram nas cidades de Kiev, Kremenchuk e Dnepropetrovsk, bem como nas regiões de Kiev, Mykolaiv, Poltava e Cherkasy. Os ataques visaram instalações de infra-estruturas militares: localizações das forças ucranianas, depósitos de munições e pontos de acumulação de equipamento e armas militares.

De acordo com informações ucranianas, sete mísseis russos foram abatidos sobre a cidade de Dnepropetrovsk. No entanto, foram destruídos na cidade dois depósitos de petróleo que continham combustível para equipamento militar ocidental. As autoridades locais informaram que duas pessoas foram mortas e três ficaram feridas.

As forças militares ucranianas demonstraram mais uma vez a sua incompetência e a incapacidade das defesas aéreas ucranianas para proteger o seu próprio povo. As autoridades locais confirmaram que as forças de defesa aérea ucranianas destruíram um edifício residencial de vários andares na cidade de Ukrainka, na região de Kiev.

Ligação aqui

 

Além disso, as defesas aéreas ucranianas destruíram um edifício residencial na cidade de Uman, na região de Cherkasy. De acordo com Zelensky, na sequência de um ataque com mísseis, dez edifícios foram danificados e sete pessoas foram mortas. Ele não esclareceu que os civis foram mortos depois de as forças ucranianas terem tentado interceptar os mísseis russos sobre os edifícios de apartamentos, matando os seus próprios civis. As imagens do local confirmam que a razão dessas mortes é obra do sistema de defesa aérea ucraniano e não um ataque directo de um míssil russo.

O mais provável é que o alvo do ataque fosse um aeródromo militar localizado na região. No entanto, as forças ucranianas preferem abater mísseis sobre casas, matando civis, do que arriscar a vida dos seus militares.

Em 27 de Abril, o Ministério da Defesa russo também informou sobre um ataque massivo bem sucedido com armas de precisão contra as reservas da Ucrânia.

Mais tarde, foi revelado que os mísseis russos mataram cerca de 20 oficiais superiores ucranianos e estrangeiros que estavam a realizar uma reunião no edifício do almirantado em Nikolaev. Um míssil de defesa aérea ucraniano que tentava interceptar o alvo terá atingido outro edifício de apartamentos situado nas proximidades. No entanto, Kiev tem tradicionalmente acusado os russos de terem atingido civis.

 

1 Comment

Leave a Reply